sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Associação Vinculum Animal

A Associação Vinculum Animal está sediada no Porto e caracteriza-se por apresentar diversas formas de Intervenções Assistidas por Animais (atividades, terapia, educação e leitura). Para além disso, apresenta neste momento uma grande variedade de projetos no âmbito das TAA, algo que achamos pertinente apresentar.


  • Perturbações do Espetro do Autismo
Nesta população a associação dispõe de 3 projetos: o projeto "Crescer", o projeto "Descobrir" e o projeto "ALMA".
O primeiro é destinado a crianças com 10 anos de idade e tem como objetivos gerais permitir a extinção do mesmo de cães, estimular as relações interpessoais e melhorar a qualidade de vida destas crianças. 
O segundo é direcionado para as crianças com 4 anos de idade, pretendendo igualmente melhorar a qualidade de vida e ainda promover e potenciar a comunicação verbal e não-verbal.
O terceiro, apresenta os mesmos objetivos gerais que o projeto Crescer no entanto, destina-se a crianças com 9 anos de idade.


  • Crianças e Jovens
Para as crianças e jovens a associação apresenta um projeto ("Super-heróis") o qual já apresenta resultados. Este é destinado a crianças e jovens da Associação Rumo à Vida e os seus objetivos prendiam-se essencialmente com a promoção e potenciação da comunicação verbal, não-verbal e ainda das capacidades de compreensão.
Com a realização deste projeto, comparando os efeitos nesta população antes e após a sua aplicação, foi possível para a associação concluir que as TAA tiveram um impacto positivo na grande maioria dos jovens que participaram.

  • Adultos
O projeto "Focinhos Terapêuticos" é destinado a 15 utentes da enfermaria feminina do Centro Hospitalar Conde Ferreira. Apresenta como objetivos gerais a melhoria da qualidade de vida destas utentes, o fortalecimento de laços afetivos e ainda a promoção das capacidades sociais.

  • Idosos
O projeto "Aproximar" destina-se a 15 utentes do Lar e Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia. Com este, a associação pretende melhorar a qualidade de vida dos utentes e as relações interpessoais e ainda potenciar as suas capacidades cognitivas e emocionais.


Sem comentários:

Enviar um comentário