quinta-feira, 10 de novembro de 2016

JORNAL DE NOTÍCIAS: Terapia com cadela ajuda criança autista a viajar de avião

A notícia avançada pelo Jornal de Notícias relata a história de um menino de quatro anos, o Afonso, diagnosticado com Perturbações do Espetro do Autismo.
O Afonso não suportava o contacto físico, o barulho, a intensidade e as multidões. Por estas razões, a mãe do Afonso procurou um tratador de cães, dado que queria um cão para lidar com o seu filho.
 "O Afonso não tolerava o contacto físico, o barulho, a intensidade e as multidões, mas a cadela conseguiu desbloquear a criança a fim de que ela pudesse começar a perceber o mundo que há cá fora", explicou Adão Lima, criador e tratador de cães de assistência.
Após esta procura, fizeram-se alguns testes para avaliar a relação, tanto da mãe como do Afonso, com os cães. Desta forma, foi escolhida uma cadela, a Goorie, tendo também em conta que o Afonso tinha uma aversão a cães pretos. Seguiu-se um processo de dessensibilização para que o Afonso conseguisse ajudar no trato com os cães, referiu o tratador. A Goorie, às três semanas de vida começou logo a receber estímulos para o que se iria proceder.

Este processo começou há oito meses, sendo que a Goorie acompanha o Afonso diariamente, ajudando-o a combater as suas dificuldades ao nível da interação social e do contacto físico.
"A famíla vai ter em breve necessidade de fazer uma viagem de avião de sete horas, o que nos levou a equacionar fazer o batismo de voo com o Afonso e a Goorie para testar a resposta dele", explicou Adão Lima.
Com esta necessidade, a família e o tratador contactaram a TAP, que após algum levantamento de dúvidas, autorizou o voo entre o Porto e Lisboa. Para esta viagem, e de regresso, o Afonso levou uma mochila com coisas que ele utiliza para se entreter e alguns medicamentos, mas que acabou por não necessitar. Este facto levou a mãe de Afonso a dizer que "é notório que ele está mais confiante".

Para além deste grande feito, o Afonso já reproduz algumas palavras, tenta reproduzir o que é dito na televisão e anda sempre a pé, nos centros comerciais e nos aeroportos, o que nunca tinha acontecido.


REFLEXÃO
Do nosso ponto de vista, esta notícia vem mostrar, mais uma vez, que os animais podem, de facto, mudar as nossas vidas.
A vida do Afonso ganhou qualidade com a presença da Goorie, que o ajudou a ultrapassar muitas dificuldades e a ver o mundo que o rodeia com outros olhos, algo que até agora ainda não tinha sido conseguido.
Não sabemos que outra terapia é dada à criança, mas sabemos que esta terapia complementar teve efeitos notórios e em muito pouco tempo. É um ponto importante no qual todos devemos refletir.
Concluímos, com esta notícia, que, por vezes, temos de alargar os nossos horizontes e procurar outras fontes de ajuda, tal como esta mãe fez.

Os animais, neste caso os cães, podem mesmo ajudar!

Link da notícia: http://www.jn.pt/local/noticias/porto/maia/interior/terapia-com-cadela-ajuda-crianca-autista-a-viajar-de-aviao-5489559.html

Sem comentários:

Enviar um comentário