segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Festinha da Leitura

A "Festinha da Leitura" é um projeto-piloto gratuito, promovido por um programa de responsabilidade social do Cetelem, "Tem Tudo a Ler", promovido pela Junta de Freguesia da Estrela.
Este projeto tem como objetivo ajudar crianças com dificuldades na leitura a ultrapassá-las, fazendo com que estas crianças leiam em voz alta para o cão.


"Festinha da Leitura" é um projeto da responsabilidade da psicóloga e terapeuta Rosário Grou, que conta com a "ajuda" de Pi, o golden retriever, que contribui para que treze crianças ultrapassem as suas dificuldades na leitura.
"O principal problema de muitas crianças com dificuldades na leitura é a falta de confiança. A terapia assistida por animais é uma excelente forma de praticar em voz alta pois os cão são ouvintes calmos e, contrariamente às outras crianças e adultos, jamais serão críticos quando uma criança se engana ou se atrapalha a ler." - Rosária Grou
Todas as semanas, as treze crianças têm encontro marcado com o Pi, para realizarem atividades lúdico-pedagógicas, complementado os métodos do ensino tradicional. O cão, para as crianças, é um elemento facilitador da aprendizagem.
Este projeto ocorre em duas escolas básicas do conselho de Lisboa, a Escola Básica nº72 e a Escola Básica Fernanda de Castro. 

 REFLEXÃO
Na nossa opinião, este é um projeto bastante interessante, pois consideramos que, quando se fala em Terapias Assistidas por Animais, não nos lembramos deste tipo de problemáticas. A leitura é um importante elemento da comunicação, na parte da receção da informação, sendo, desta forma, essencial que as crianças tenham acesso à sua aprendizagem e à sua promoção. 
Outro aspeto interessante, é a presença do animal para este processo, uma vez que não vai ajudar a ler, mas sim a ganhar confiança durante o ato da leitura, pelo motivo citado, dito pela psicóloga. Os animais não vão criticar nem "gozar" e, portanto, a criança vai sentir segurança, mesmo que algo corra menos bem, permitindo que, numa próxima, ainda que em frente a outras crianças, aquela que está a ler se sinta motivada nessa atividade.
Concluímos, desta forma, que, por vezes, não é o óbvio que traz benefícios, mas sim a tranquilidade e calma que o cão pode transmitir.

Link: http://pontosdevista.pt/2016/05/27/aprender-ler-ajuda-um-cao/

Sem comentários:

Enviar um comentário