quinta-feira, 10 de novembro de 2016

DIÁRIO DE NOTÍCIAS: Animais-Terapeutas que ajudam no tratamento

Esta notícia do jornal “ Diário de Noticias” mostra-nos como alguns animais nos podem ajudar no tratamento de doenças físicas e mentais. A terapia assistida por animais requer sempre a presença de um técnico formado e de acompanhamento médico, para que simples atividades sejam distinguidas de terapias.
A noticia refere de seguida exemplos específicos de benefícios da terapia com:
  •          Cães – Desenvolvimento da leitura de uma criança hiperativa;
  •          Cavalos – Melhoramento da postura de pessoas com paralisia cerebral;
  •          Burros – Aumenta a autoconfiança e promove relações;
  •          Golfinhos – Redução do stress, podendo desencadear o início da fala;
"As Terapias Assistidas por Animais são complementares ao tratamento de uma série de doenças, como é o caso do Parkinson, do Alzheimer ou do mutismo", Ana Marisa Brito (psicóloga e terapeuta animal, da Quinta Pedagógica de Portimão)
Os animais mais usados nestas terapias são os cães e cavalos devido à facilidade de treino, ao tipo de comportamento e aos custos. Sendo referido que estes devem ser dóceis, obedientes e tranquilos.
Alguns dos benefícios da terapia apresentados passam pelo aumento das defesas imunitárias, redução de dor, regulação da pressão arterial, fortalecimento dos músculos e melhoria das capacidades motoras.
A notícia apresenta-nos um caso de uma criança de 11 anos com síndrome de Asperger, em que a mãe afirma notar melhoramento no comportamento do seu filho após terapia com equinos.
"O Luís está na hipoterapia desde os quatro anos. Observo que o défice de atenção foi reduzido, que aumentou a sua comunicação, socialização e também a sua autonomia" - Albertina Marçal
No Centro de Hipoterapia de Almada a maioria dos utentes são encaminhados e acompanhados pelos médicos das áreas de neurologia e pediatria. O médico irá identificar as vantagens e desvantagens que dado exercício terá para a pessoa de acordo com as suas características.
Posteriormente a Psicóloga e técnica de terapia animal, Inês Santos Pereira, refere as diferenças entre o que são atividades e o que é terapia, sendo os exercícios sempre pensados para responder as necessidades emocionais e físicas do utente
"Escovar o pelo de um cão ou acariciá-lo em visitas a lares de idosos ou em instituições de deficientes são atividades com animais. Quando uma criança lê para um cão ou um deficiente físico faz um percurso com obstáculos incentivado pelo animal, então estamos a falar de terapia” Inês Santos Pereira
É apresentado um outro caso, Inês de 14 anos, tem paralisia cerebral, e a hipoterapia ajuda-a a coordenar os movimentos, a manter-se sentada ou a realizar tarefas da vida diária.
Por fim, é referido que as terapias com animais têm sido alvo de estudo, bem como os seus benefícios, uma vez que ainda são poucos os estudos existentes.

REFLEXÃO
Na nossa perspetiva, esta notícia é bastante interessante uma vez que vem reforçar a ideia da importância da terapia com animais para as mais variadas pessoas.
Ao apresentar-nos exemplos práticos dos benefícios que a terapia com diferentes animais, cães, burros, cavalos e golfinhos, pode ter nas diversas perturbações, é um ponto de partida para mudar um pouco o pensamento reticente que ainda é notório sobre o efeito deste tipo de terapia, devido também ao pouco conteúdo científico que existe.
A noticia informa-nos ainda sobre a existência de um médico e um técnico especialista da terapia que, além de identificarem as vantagens e desvantagens dos exercícios da terapia para a pessoa, e os adequarem as suas necessidades, têm em conta a diferença entre o conceito de terapia e as atividades com os animais.  Provando assim, que o facto de o utente ter um animal de estimação, não significa que não possa beneficiar com esta terapia, pois os objetivos e exercícios realizados com o animal terapeuta serão diferentes das atividades que executa diariamente com o seu animal.
Concluímos assim que a terapia com animais é uma fonte de benefício na melhoria de estados físicos e psíquicos em diferentes áreas: emocional, social, cognitiva, comportamental e psicomotricidade.

Link da noticia: http://www.dn.pt/portugal/interior/animaisterapeutas-que-ajudam-no-tratamento-1268554.html

Sem comentários:

Enviar um comentário