quinta-feira, 10 de novembro de 2016

TVI24: Os burros são muito mais do que o nome significa

(Clicar na imagem para assistir à reportagem)
A reportagem "Burros são muito mais do que o nome significa" foi feita em parceria entre a TVI24 e o Centro Para o Conhecimento Animal (CPCA) e teve como enfoque o facto de os burros serem uma espécie que sofreu uma alteração brusca em termos do local onde habita, deixando de ser um animal do campo e transformando-se num animal turístico e bastante requisitado para as Terapias Assistidas por Animais (TAA).
Esta reportagem foca-se principalmente em demonstrar as características típicas destes animais, as quais iremos apresentar de seguida:
  • Apresentam uma ótima capacidade mental para resolver os problemas do dia-a-dia;
  • São animais que têm os sentidos (principalmente a audição, visão e olfato) mais apurados do que os cavalos;
  • São bastante bem-dispostos e teimosos;
  • Caracterizam-se por serem bastante dóceis;
Para além destas características apresentadas, a reportagem faz ainda referência ao tratamento dos burros, nomeadamente as condições necessárias em termos de alojamento e alimentação, a qual tem de ser bastante específica e nutritiva.

REFLEXÃO
Achámos importante apresentar esta reportagem pois faz referência às características principais dos burros, algo que nos fez entender o porquê de serem utilizados no âmbito das TAA.
Recordando o que nos foi dito na unidade curricular de Modelos de Intervenção em Psicomotricidade, uma característica essencial dos cavalos que participam na Equitação Terapêutica, é o facto de eles serem dóceis. Esta é uma particularidade importante pois permite que exista uma maior harmonia entre o próprio cavalo e o cliente, não existindo assim um risco tão elevado de alguma forma o cavalo magoá-lo e, assim, prejudicar o processo terapêutico. Fazendo uma associação com a reportagem, um aspeto muito referido é o facto de os burros serem também eles animais extremamente dóceis sendo assim, à partida, também um bom animal a ser utilizado nas TAA devido a esta boa atmosfera que consegue criar com o cliente.
Outro aspeto também referido na reportagem, é a importância de tratar do animal (competências equestres). Fazendo uma comparação com o que foi dado nas aulas, desenvolver este tipo de competências com os clientes é bastante importante, pois permite fazer um transfer para a sua vida diária, sendo assim atribuído um significado à ação que está a realizar (e.g. limpar, pôr na casinha, alimentar, etc).
Sendo assim, por esta pequena reportagem e fazendo uma associação com o que ficámos a saber através das aulas de MIP, é possível desde já compreender o porquê destes animais serem utilizados como uma forma de recurso, capaz de proporcionar experiências benéficas para quem usufrui dele. 

Sem comentários:

Enviar um comentário